2º Encontro Técnico do Produtor Rural vai oferecer feira do Pró-Genética

15 de maio, 2017 por Mário Sérgio Santos

Dia de campo da EPAMIG se consolidou como vitrine de tecnologias para a agropecuária regional e feira de negócios com venda de touros de alto valor genético

 

No dia 18 de maio, será realizado o 2º Encontro Técnico do Produtor Rural, no Campo Experimental Sertãozinho (CEST) da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Patos de Minas, que integra a programação da Fenamilho 2017. O evento visa promover informação tecnológica em pecuária para o Cerrado Mineiro e a geração de conhecimento aplicado e inovador.

O Encontro terá estações de campo e apresentações de novas tecnologias com foco na pecuária regional, além da comercialização de animais das raças zebuínas, de alto valor genético, por meio do Pró-Genética.

Também serão apresentados resultados da 1ª Prova de Ganho em Peso (PGP) do Nelore, que faz parte de um programa inédito para a melhoria genética do rebanho nelore da região implantado ano passado no CEST da EPAMIG, com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

O trabalho realizado com 51 animais, durante 10 meses, avaliou o desempenho em ganho de peso a pasto, a precocidade em produção de carne e o potencial reprodutivo. Resultou na classificação de animais em quatro grupos: elite, superior, regular e inferior. Também será realizado o lançamento da 2ª PGP.

Estações - O evento terá sete estações de campo, que vão abordar novas tecnologias para a pecuária de leite e de corte, vantagens comerciais, sistema de manejo e novas variedades forrageiras. O pesquisador da EPAMIG Maurício Coelho vai apresentar resultados de pesquisa na palestra “Alimentação de vacas leiteiras com aveia preta no inverno”. Os participantes poderão visitar o campo de demonstração com o cultivo da planta. Já o coordenador técnico regional de bovinocultura da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Sérgio Glicério Martins, vai apresentar a nova tecnologia compost barn na palestra “Confinamento de vacas leiteiras sobre cama de compostagem”. O professor do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) Hélio Henrique Vilela vai falar sobre “Ensilagem de plantas forrageiras”.

O gerente do Pró-Genética/ ABCZ, Lauro Fraga, vai apresentar as “Vantagens do touro PO (puro de origem) no cruzamento de rebanho comercial”, além de resultados da 1ª PGP do Nelore.

A eficiência da azospirillum será demonstrada pelo especialista do Laboratório Farroupilha Thales Vinícius Coelho, que também apresentará a palestra “Azos: o biopotente que eleva a performance da cultura do milho”. Experimentos para o desenvolvimento desta tecnologia foram realizados no CEST EPAMIG. 

“Variedades forrageiras e milho híbrido no sistema Integração Lavoura Pecuária (ILP)” será o tema da estação, com demonstração no campo, ministrada pelo zootecnista da Matsuda Eduardo Peres e pelo supervisor de desenvolvimento e produtos da Riber KWS, Dimas Bosco Cardoso. O pesquisador da EPAMIG Fábio Aurélio vai apresentar a pesquisa “Biofortificação como alternativa para melhoria na alimentação”, que faz parte de um programa de excelência internacional, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), HarvestZin e HarvestPlus. Os participantes poderão ver a diferença da planta, no caso o arroz, convencional com a que recebeu a biofortificação.

O 2º Encontro Técnico do Produtor Rural  é realizado pela EPAMIG, em parceria com ABCZ, Sindicato dos Produtores Rurais, Emater-MG, Unipam.

Momento oficial - O encerramento oficial do Encontro, previsto para as 11h30, contará com a presença de grandes nomes e líderes da agropecuária que vão apresentar o “Panorama do Agronegócio em Minas Gerais”.

Credenciamento - O 2º Encontro Técnico do Produtor Rural espera receber centenas pessoas entre produtores rurais, estudantes das ciências agrárias, lideranças e empresários do agronegócio, pesquisadores da agricultura e pecuária. A entrada será gratuita, porém é necessário o credenciamento no local para a participação das estações e demais atividades. A programação completa está no site daEPAMIGhttps://goo.gl/v46ojT  

Parceiros - Além dos parceiros realizadores - EPAMIG, Sindicato Rural, Unipam, Emater-MG e ABCZ, este ano o evento conta com os seguintes apoiadores: Sebrae, Prefeitura Municipal de Patos de Minas, Secretaria Municipal de Agricultura, Matsuda, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Curso de Zootecnia do Unipam, Polícia Militar, Copasa, Riber Sementes KWS, Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima), Grupo Amigos do Nelore, Ufla, HarvestPlus, HarvestZinc, Laboratório Farroupilha, Redemaq, Metra, MM Diferpam, Quero Leite - Zão Ordenhadeiras, Eliagro, Hebrom, Banco do Brasil, Cachaça Terra do Zebu.

 

2º Encontro Técnico do Produtor Rural 
Data: 18 de maio de 2017
Horário: 9h às 17h
Local: Campo Experimental Sertãozinho da EPAMIG - Rodovia MG 354, KM 18 - Patos de Minas
Informações: (34) 3821- 8699

 

Texto: Isabela Avelar/ Assessoria de Comunicação da Epamig

foto: foto: Divulgação
Encontro será realizado em Patos de Minas